Véspera de Enem é dia para descanso e relaxamento, dizem professores

11


A véspera das últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) deve ser dedicada ao descanso, ao relaxamento e a qualquer atividade que não seja estudar. É isso que recomendam os próprios professores, que explicam a razão: além de ser impossível aprender conteúdos novos que sejam úteis na hora das 90 questões de matemática, física, química e biologia, estar descansado e bem preparando mental e emocionalmente ajuda a não esquecer o que já foi aprendido durante o ano.

Durante a semana, as aulas dos cursinhos já foram mais leves, focando na revisão de alguns conteúdos. Em São Paulo, no Cursinho da Poli, uma estudante explicou por que não ficou em casa se preparando para a prova. “É melhor vir para cá também, o pessoal já está todo mundo junto. Porque se ficar em casa, também, é só choro, né”, afirmou uma candidata. Outra explicou, porém, que no cursinho ninguém rachou de estudar nesta sexta-feira. “É mais revisão. Não é uma coisa mais puxada, que nem a gente fazia no começo do ano.” (assista abaixo)

Em Belém, a aula desta sexta-feira em um cursinho teve apenas uma revisão final. O resto do tempo foi dedicado à descontração, com direito a esporte, dança e até partida de videogame com o professor:

Na véspera do primeiro dia do Enem, que foi aplicado no último domingo (5), um cursinho em Ribeirão Preto (SP) levou um terapeuta para ajudar os estudantes a relaxar, e ofereceu até uma aula de ioga.

“Você solta a tensão, é um movimento contrário. Quando você está tenso, você se sente pesado, as emoções estão lá travadas. E você coloca para fora tudo o que foi armazenado no seu emocional. Você se esvazia e fica em paz”, explicou o terapeuta Adriano Saran.

Em Goiás, cerca de 500 candidatos de um cursinho saíram da sala de aula e lotaram um teatro. Professores de redação, matemática, biologia e outras matérias trocaram o giz por instrumentos musicais e montaram uma banda para ajudar os estudantes a relaxar (assista no vídeo abaixo).



Ver Matéria Original

SHARE